UFSC é destaque na produção de conhecimento aplicada ao futebol

08/09/2020 16:41

Segundo o site o https://www.expertscape.com/ a Universidade Federal de Santa Catarina é a  sétima colocada na América latina em produção científica aplicada ao futebol. No Brasil, a UFSC fica em terceiro entre as Universidades Federais. Dentre os mais de 1000 pesquisadores ranqueados, a UFSC possui 3 professores entre os 30 melhores ranqueados. O ranking considera produções científicas a partir do ano de 2010. Os pesquisadores da UFSC melhores ranqueados são Luiz Guilherme Antonacci Gugliemo, Anderson Santiago Teixeira e Juliano Fernandes da Silva.

A classificação pode der vista no link: https://www.expertscape.com/ex/soccer/c/lam?fbclid=IwAR090Byn5HT9X_gEbFTtGl4yTCEH22rUe8XDbELFUMRCLpw0_qiZhBQJCnY, e segundo os responsáveis pelo site os dados são extraídos da base PUBmed.

Importante ressaltar que estas produções são oriundas de Pesquisas oriundas do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento do Futebol e do Futsal (NUPEDEFF) e do Laboratório de Esforço Físico (LAEF), localizados nos Centro de Desportos da UFSC.

O NUPEDEFF que foi criado em 2017, conta com a participação dos professores Anderson Santiago Teixeira, Juliano Fernandes da Silva e Michel Saad. O NUPEDEFF possui as seguintes linhas de pesquisa: 1) Avaliação do desempenho Físico-Técnico-Tático no Futebol e no Futsal; 2) Fatores de Rendimento no Futebol e no Futsal; 3) Treinamento Físico-Técnico-Tático no Futebol e no Futsal; 4) Aspectos físicos da arbitragem do futebol e do futsal. Além da parte de pesquisa, o NUPEDEFF possui um número elevado de ações de extensão relacionadas ao futebol e futsal, permitindo aos estudantes um contato inicial, gradativo e orientados com a parte prática na área no futebol e futsal.

Já o LAEF, no qual participa o professor Luiz Guilherme Antonacci Gugliemo, possui as seguintes linhas de pesquisa são: 1) Fisiologia mitocondrial em modelos de exercício físico moderado/intenso, agudo/crônico; 2) Desempenho no Esporte; 3) Fisiologia do Exercício; 4) Bioquímica do Exercício. O LAEF também conta com a participação dos professores Ricardo Dantas de Lucas e Tiago Turnes (atual coordenador).

Segundo o professor Anderson, atual coordenador do NUPEDEFF, este destaque obtido pelos pesquisadores é resultado do trabalho realizado na última década, tanto pelos professores, quanto pelos alunos que tem realizada sua formação na UFSC por meio do NUPEDEFF e do LAEF. Ressalta-se também o apoio da direção do Centro de Desportos para o fortalecimento as ações de pesquisa e extensão.

Para o professor Juliano Fernandes, esta boa classificação também é resultado do fortalecimento da instituição no que se refere aos Programas de Pós-Graduação, que possibilitam intercâmbios e parcerias com outras instituições em diversos países, contribuindo desta forma para uma maior  internacionalização da UFSC em todas áreas.